O que é a psoríase: tipos, sintomas e tratamentos

Você já sabe o que é psoríase? A psoríase é uma patologia que atinge a pele que é até comum e fácil de ser encontrada, mas mesmo atingindo um número considerável de pessoas, ainda é uma doença com inúmeros tabus, desinformação e com diversas crenças que são completamente infundadas a respeito desta patologia. 

Por isso é importante conhecer alguns detalhes da psoríase. Compreender o que é psoríase é o melhor para saber como lidar com essa doença incomoda, mas, como comentamos, há um enorme movimento que trata a psoríase de maneira errônea se baseando em diversas informações falsas

Por isso é importante acompanhar este artigo a respeito da doença. Então, venha entender não só o que é psoríase, mas o que é bom para psoríase e muitas outras informações sobre a doença! 

O que é psoríase?

Entender o que é a psoríase no couro é muito importante, como comentamos a doença, que se caracteriza por uma inflamação e irritação que atinge a pele, atinge um número considerável de brasileiros. 

Geralmente a psoríase é crônica, ou seja, ela está presente praticamente todos os dias na vida daqueles que sofrem com a doença. Ela se caracteriza por uma vermelhidão muito aparente na pele e também provoca a sua descamação.

Embora a aparência seja muito desagradável, é importante destacarmos a primeira grande desinformação a respeito da doença: que a psoríase é uma doença contagiosa. Apesar de muitos acreditarem, isso é uma informação falsa.

A doença, embora a pele descasque e seja realmente encontrada em diversas partes do corpo, não é contagiosa. Entre o que sabemos sobre o que é psoríase ainda existem informações a serem explicadas e estudadas.

O primeiro, por exemplo, tem a ver com a sua causa. A ciência ainda não conseguiu esclarecer exatamente quais são as causas da psoríase de fato, embora tenhamos ciência de que o fator genético é muito preponderante para seu desenvolvimento. Já que a maioria dos casos são de pessoas que herdaram de seus ascendentes. 

A psoríase também é uma doença que varia bastante de caso para caso. No geral, o modo mais comum de como a doença aparece é no cotovelo e joelho, outra forma comum é a psoríase no couro cabeludo. 

Geralmente a psoríase se manifesta como uma grande mancha vermelha que coça e é muito mais sensível, por vezes dolorosa, que descama bastante — a pele no local atingido começa a cair. 

Para conhecermos de maneira completa o que é psoríase devemos entender todos os tipos e modalidades da doença, sempre lembrando que deve ser tratada com seriedade e que é importante procurar um médico quando houver a suspeita. Pois alguns casos podem ser realmente uma grande dor de cabeça, quando não são cuidados.

Vamos entender outros aspectos da doença a seguir, compreendendo melhor o que é psoríase e identificando sintomas e formas de tratamento.  

Quais são os sintomas de psoríase?

Como observamos ao entender o que é psoríase e seus diversos tipos, podemos identificar alguns sintomas bastante comuns entre os diversos tipos da doença. O mais clássico é provavelmente a lesão avermelhada que descama, é sensível e coça. 

Mas alguns tipos de psoríase têm sintomas muito mais específicos. Podemos destacar o caso onde essas manchas também soltam secreção ou pus. Esses são casos clássicos de psoríases que podem exigir ainda mais cuidado, sob o risco de não se tornar uma lesão muito mais séria. 

Outro sintoma mais incomum, mas que está ligado a certos quadros de psoríase, é o aparecimento de dores nas juntas, como na psoríase artropática. Tudo isso deve ser considerado e relatado para o médico especialista que então realizará o diagnóstico. 

Lembrando que entre as regiões mais clássicas onde a psoríase se manifesta estão o joelho, cotovelo e principalmente o couro cabeludo. Sempre gerando as tradicionais manchas vermelhas que descamam. 

Mas claro, há sempre locais que são improváveis ou mesmo, como entenderemos mais abaixo, psoríases que atingem uma parcela imensa do corpo. Para todos esses casos é necessária muita atenção e ajuda do profissional da saúde para indicar o melhor cuidado. 

Tipos de psoríase?

Ao compreender o que é psoríase no couro cabeludo e em outras áreas afetadas entenderemos que há diversas modalidades e tipos dessa mesma doença. Podemos destacar alguns tipos como: 

  • Psoríase vulgar: o tipo mais comum de psoríase, se caracteriza pelas clássicas manchas vermelhas, a depender do tom de pele da pessoa pode ser tons mais prateados (comum no caso de pessoas negras). Essa psoríase pode coçar e ser sensível, porém ela é seca mesmo em seu processo e descamação;

  • Psoríase invertida: essas lesões apresentam umidade, secreção, e podem ser encontradas não só nos joelhos e cotovelos como em regiões de dobras de pele;

  • Psoríase gutata: são lesões bem menores, como pequenas gotas ou pequenas pintas, parecidas com catapora. Esse tipo de psoríase pode acontecer em todo corpo, porém é mais comum serem vistas em regiões próximas ao quadril e cintura, são geralmente resultados de processos infecciosos, então cuidado;

  • Psoríase eritrodérmica: essas são psoríases realmente preocupantes e se caracterizam por lesões que ocorrem em todo o corpo, generalizadas e que comprometem pelo menos 75% de toda a pele;

  • Psoríase ungueal: esse tipo é bastante específico e atinge as unhas. Geralmente formam pequenas depressões ou saliências com manchas amarelas nas unhas das mãos e pés;

  • Psoríase artropática: atinge especialmente articulações e geralmente prejudicam e comprometem o movimento delas, com dores nos dedos das mãos ou até mesmo com dores em grandes articulações como o joelho;

  • Psoríase postula: um tipo de psoríase muito preocupante e bastante incômoda, essa psoríase se caracteriza pela presença de pequenas manchas com pus, infeccionadas, nas mãos, pés e por todo o corpo;

  • Psoríase palmo-plantar: essa psoríase aparece geralmente como pequenos machucados como fissuras tanto na palma da mão como na planta do pé. 

Todos esses tipos de psoríase fazem parte do mesmo tipo de doença e devem ser compreendidos para o bom entendimento sobre o que é psoríase. Entendendo cada um desses casos o cenário sobre o que é de fato a doença se desdobra e então é possível identificar melhor a situação. 

Como tratar a psoríase?

Mas qual o tratamento da doença e o que é bom para psoríase? Um ponto importante dessa doença dermatológica é que ela infelizmente não tem cura, apenas tratamento. 

A boa notícia é que a maioria dos casos de psoríase, cerca de 80% deles, são de quadros leves ou moderados, que não levam a risco para aqueles que sofrem com a doença e nem ao menos são de lesões grandes ou graves. 

E sobre esses casos o tratamento pode não curar a psoríase, mas tratá-la de maneira completa e até mesmo fazendo com que uma crise ou manifestação da doença seja evitada por completo

O tratamento se caracteriza pela hidratação da região afetada, pela aplicação da pomada de alcatrão que é extremamente eficaz para as lesões de psoríase e por uma pequena exposição ao sol.

Para pessoas que não tem tempo para se expor ao sol fica aberta a opção de exposição a banhos de ultravioleta em clínicas sob prescrição médica.

Com isso, você já sabe como identificar os sintomas da psoríase, quais seus tipos e tratamentos. Por isso, caso suspeite, procure por um médico especialista para fazer o diagnóstico correto e, assim, ter o tratamento específico para seu caso.

Photo of author

Autor: Farma22

Deixe um comentário

Voltar ao Topo