Lista: principais sintomas de sinusite aguda e sinusite crônica

Durante uma gripe ou resfriado, as cavidades ocas situadas entre os ossos da face podem passar por um processo de inflamação, é quando se pode perceber os primeiros sintomas de sinusite. Ela também é chamada rinossinusite, é a quinta doença no mundo para qual a mais se receita antibiótico no mundo.

A sinusite pode ficar atacada por diversos motivos. Os agentes infecciosos podem variar, desde microrganismos à agentes físicos e químicos presentes no ambiente. Os sintomas normalmente desaparecem em 5 dias. Entretanto, há casos em que são mais persistentes, agravando o quadro do paciente.

Neste conteúdo, você vai conhecer os sintomas mais comuns da sinusite. Ainda vai saber diferenciar uma sinusite aguda de um quadro de sinusite crônica.

Os sintomas de sinusite alérgica atacada

O sintoma de sinusite mais comum é a dor ao redor dos olhos e do nariz. Um incômodo que leva à sensação de cabeça pesada e respiração travada. Mas, não para por aí.

Descubra agora outros sinais que indicam que você está com sinusite.

Obstrução nasal

A obstrução nasal nada mais é do que a sensação de respiração travada ou nariz entupido. O quadro acontece quando as mucosas da região ficam inflamadas, provocando o inchaço da área.

Assim, muco e outras secreções ficam acumuladas no local, dificultando a passagem do ar.

Secreção nasal amarela ou esverdeada

A cor da secreção nasal pode indicar o tipo de infecção. Mas, para saber se você está com sinusite ou outra doença, o mais indicado é recorrer ao diagnóstico de um especialista de sua confiança.

Assim, o catarro verde indica um processo inflamatório bacteriano, enquanto a secreção de tom esverdeado pode ajudar a confirmar sinusite e rinite, por exemplo.

Dor de cabeça (cefaleia)

A sinusite dá uma dor de cabeça com sensação de uma pressão sobre o crânio. A região próxima aos olhos, nariz e maçãs do rosto também sofrem uma grande dor latente e persistente.

Alguns fatores podem fazer com que a dor de cabeça da sinusite se agrave. Eles são alergias, infecções no ouvido, resfriados e infecções respiratórias, baixa imunidade e outras razões.

Irritação na garganta

A sinusite provoca irritação na garganta, isso porque, assim como nas mucosas nasais, a doença também provoca um processo inflamatório na mucosa da garganta. Com isso, alguns microrganismos podem se instalar no local.

O resultado disso é o gotejamento ou deslocamento de secreções para a região, causando um incômodo danado e aquela vontade de tossir constantemente.

Tosse

Como visto no tópico anterior, a tosse na sinusite acontece quando alguma secreção atinge a garganta já inflamada, deixando a região irritada.

A tosse na sinusite é mais frequente no período noturno e ao deitar, o que deixa a região mais exposta à passagem de secreção. Ou seja, trazendo mais irritação e mais tosse.

Perda gradual do olfato

A perda de olfato é um sintoma comum de várias doenças. O sintoma – também conhecido como anosmia – ficou muito conhecido na pandemia de Covid-19. Entretanto, ao contrário dela, na sinusite o olfato vai sendo perdido gradativamente.

O quadro acontece devido ao excesso de muco na cavidade nasal. Ele impede com que os nervos localizados na parte superior e profunda do nariz sejam sensibilizados por cheiros e odores.

Perda do paladar

A perda do paladar na sinusite acontece simultaneamente a do paladar. As papilas gustativas presentes na língua e as células olfatórias estão sempre em conexão. Dessa forma, qualquer dano no olfato tem consequência no paladar.

Ainda que temporário, esse quadro pode colocar o indivíduo em situações perigosas, já que o olfato é uma ferramenta também de alerta, seja para perceber o começo de um incêndio, vazamento de gás ou evitar comer algo estragado.

Quais são os tipos de sinusite?

As causas da instalação desse tipo de inflamação no corpo são variadas. Assim, dependendo da causa, ela pode ser chamada de sinusite viral, sinusite bacteriana, sinusite alérgica e sinusite fúngica.

Sinusite viral

A sinusite viral é o tipo mais comum, sendo responsável por quase 80% dos diagnósticos. Geralmente, aparecem simultaneamente a um resfriado[1], em que a pessoa já apresenta corrimento nasal.

Esse tipo de sinusite pode dar febre. Entretanto, a temperatura não passa de 39º. Ela pode vir acompanhada de sintomas de uma virose com conjuntivite, dor de garganta, espirro e nariz trancado.

Sinusite bacteriana

Já, na sinusite bacteriana a febre pode ultrapassar 38,5º e provocar fortes dores de cabeça. Outros elementos como secreção purulenta no nariz ou na garganta podem estar presentes.

Sintomas que duram mais de dez dias, ainda que leves, podem caracterizar uma sinusite provocada por infecção bacteriana.

Sinusite alérgica

Os sintomas de sinusite alérgica são parecidos com aqueles apresentados pelo tipo viral. É comum que pessoas já tenham desenvolvido sintomas de uma rinite, pouco antes da alérgica se instalar.

Nesse caso, o gatilho vem de elementos que provocam espirros como exposição a pólen, poeira e outros elementos.

Sinusite fúngica

A sinusite fúngica é persistente. Geralmente, causa poucos sintomas que se prolongam pelo tempo.

Ela pode ficar localizada em apenas um local da face, não desencadeando outros sintomas como a típica secreção nasal, irritação na garganta, perda de olfato etc.

A sinusite pode ainda ser provocada por outros fatores. Tumores, pólipos, pancadas e infecção por agentes químicos são raras, mas podem deixar a sinusite atacada.

Sintomas de sinusite crônica

Os sintomas são os mesmos do aguda, porém tem duração maior. Eles podem durar até três meses. Ao contrário da sinusite aguda, na maioria dos casos, passam em 5 ou 7 dias.

Ela é mais comum em pessoas que têm tendência a um maior acúmulo de secreções e muco nas vias respiratórias[2]. Por isso, caso os sintomas durem mais de cinco dias, procure um médico.

Como saber se o que tenho é mesmo sinusite?

O diagnóstico deve ser realizado por um médico especialista. Para saber se você está com sinusite, ele irá realizar alguns exames físicos e observar os sintomas. Com isso, identificar e elaborar a melhor estratégia de tratamento.

Nos casos mais graves, poderá ser pedido um exame de tomografia computadorizada da região dos seios da face, além de uma ressonância magnética.

Dessa forma, na presença de sintomas como secreção nasal, dor nas faces do rosto, tosse e irritação na garganta, procure um médico. Além disso, a sinusite também pode dar febre, então fique atento à temperatura corporal.

Como aliviar os sintomas da sinusite

Para aliviar a sinusite, o sintoma que pode já ser atacado logo de cara é a obstrução nasal. Por isso, a lavagem do local com soro é uma medida que pode ser tomada e aplicada diariamente, enquanto persistirem os sintomas.

Além disso, é recomendado o uso de medicamentos para aliviar e tratar a doença. Os remédios mais indicados para tratar a sinusite são analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides, caso seja uma sinusite viral ou alérgica.

Mas, não deixe de procurar um médico. Sem dúvida, seu tratamento tem mais chances de dar certo quando orientado por alguém que entende do assunto.

Agora você está apto a reconhecer os principais sintomas de sinusite, além de poder tomar as primeiras medidas de alívio da doença. Por aqui você também pôde conferir os diferentes tipos de infecção.

Compartilhe esse conteúdo e ajude a disseminar informações confiáveis.

Até a próxima!

Referências:

1- OSUR, Scott L. Viral respiratory infections in association with asthma and sinusitis: a review. Annals of Allergy, Asthma & Immunology, v. 89, n. 6, p. 553-560, 2002. Acesso em 18 de Jul 2022. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1081120610621011 >.

2- HAMILOS, Daniel L. Chronic sinusitis. Journal of Allergy and Clinical Immunology, v. 106, n. 2, p. 213-227, 2000. Acesso em 18 de Jul 2022. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0091674900405087 >.

Photo of author

Autor: Farma22

Deixe um comentário

Voltar ao Topo