Teste de gravidez: tudo o que você precisa saber

São diversas marcas e modelos disponíveis no mercado. O que eles têm em comum? Além de acessíveis e práticos, os testes de farmácia apresentam resultados muito confiáveis, desde que sejam feitos corretamente.

Teste de gravidez – entenda quando e como fazer

O produto funciona detectando a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) no corpo da mulher. O hCG é produzido após a implantação do óvulo fertilizado no útero, o que geralmente ocorre de 6 a 12 dias após a concepção. Além disso, o nível de hCG no corpo aumenta rapidamente durante os primeiros estágios da gravidez, tornando-a uma substância ideal para detecção. 

O resultado positivo significa que a mulher está produzindo hCG, ou seja, há grandes chances de que ela esteja grávida.

No caso do teste de farmácia, a identificação de hCG é feita pela na urina. Já o teste de laboratório avalia a presença do hormônio no sangue, podendo detectar a gravidez em estágios mais precoces.

Principais sintomas de gravidez

Mulher com sintomas e grávida

Os sintomas de gravidez podem variar de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. Além disso, algumas mulheres podem não apresentar sintomas visíveis nas primeiras semanas. Levando essas informações em consideração, alguns sinais que costumam estar associados à gravidez são:

  • Atraso menstrual: todo mês, o corpo desenvolve uma camada mais espessa e rica de vasos sanguíneos para acolher um possível embrião. Trata-se do endométrio. Quando isso não acontece, essa estrutura é eliminada na menstruação, mas se a mulher está grávida, o endométrio é usado para nutrir o óvulo fecundado. No entanto, é importante lembrar que um atraso menstrual também pode ser causado por outros fatores, como estresse, alterações hormonais ou problemas na saúde da mulher.
  • Sensibilidade mamária: muitas mulheres relatam mamas inchadas, doloridas e sensíveis nas primeiras semanas de gravidez. Esse sintoma pode se assemelhar ao desconforto pré-menstrual, mas costuma ser mais intenso.
  • Fadiga, prisão de ventre e mudanças no humor são comuns devido às alterações hormonais. Essas mudanças podem afetar também a pele, causando o escurecimento de áreas como os mamilos e a linha alba (uma linha escura que se estende do umbigo até a região púbica).
  • Náuseas, vômitos e mudanças no apetite. E olha que interessante! Muitas grávidas ficam com o olfato mais sensível e, por isso, podem ter aversão a certos odores desagradáveis.
  • Aumento da frequência urinária: conforme o útero cresce e pressiona a bexiga, aumenta a necessidade de urinar.
  • Tontura e desmaios: alterações na pressão sanguínea e na circulação podem causar esses sintomas.
  • Inchaço especialmente nas mãos, pés e tornozelos devido à retenção de líquidos.

Tipos de testes de farmácia

Existem dois modelos disponíveis nas drogarias. Ambos são confiáveis, mas há algumas diferenças, veja só:

  • Tiras de teste: são mais comuns e mais baratos. O resultado pode ser uma linha ou um sinal indicando a presença de hCG.
  • Testes digitais: estes testes exibem uma mensagem clara, como “Grávida” ou “Não Grávida” e alguns chegam a apontar em que semana a gravidez está.

Com quantos dias posso fazer o teste de gravidez?

Aqui é importante ressaltar que o momento ideal para fazer um teste de gravidez depende do tipo de teste que você escolher e de sua sensibilidade. 

Uma urina muito diluída também pode afetar a precisão do teste. Assim, o melhor momento para realizá-lo é com a primeira urina da manhã, que costuma ser mais concentrada.

No caso do teste de farmácia, recomenda-se que seja feito após o atraso menstrual, que pode variar de 1 a 5 dias, dependendo do teste. É importante que a mulher não faça o teste antes do atraso, pois o resultado pode ser um falso negativo, já que a quantidade de hormônio na urina ainda é muito pequena.

Já o teste de laboratório pode detectar a gravidez em um estágio muito mais inicial, muitas vezes antes mesmo do atraso menstrual. Mas lembre-se que a implantação do óvulo fertilizado no útero pode levar algum tempo, portanto, realizar o teste muito cedo pode resultar também em um resultado falso negativo. Assim, mesmo para o exame sanguíneo é aconselhável esperar alguns dias após o atraso menstrual.

Como fazer o teste de gravidez?

Passo a passo de como fazer um teste de gravidez

O teste de farmácia é bastante prático e simples. Apesar disso, é importante ler atentamente as instruções fornecidas antes de começar o teste e realizá-lo em uma superfície limpa. Cheque também a data de validade do teste para garantir que ele ainda esteja eficaz.

  1. Coleta de urina: use um copo limpo e seco para coletar a urina. Você pode também urinar diretamente na tira de teste, dependendo do modelo escolhido.
  2. Aplique a amostra: siga as instruções de como avaliar a urina coletada. Para algumas marcas é preciso mergulhar a tira no líquido e outras usam um conta-gotas para aplicar a amostra no local indicado.
  3. Aguarde: cada teste tem um tempo de espera específico, geralmente entre 3 a 5 minutos. Não leia o resultado antes do tempo recomendado, pois isso pode levar a interpretações incorretas.
  4. Interprete o resultado: após o tempo de espera, verifique o resultado de acordo com as instruções. Normalmente, um resultado positivo é indicado por uma linha ou símbolo visível, enquanto um resultado negativo não mostrará nenhum sinal diferente.

Teste de gravidez positivo – o que fazer?

Deu positivo? Antes de mais nada parabéns!

Um resultado positivo significa que o teste detectou a presença de hCG na urina, o que, geralmente, é um sinal de gravidez. Isso porque, embora sejam altamente precisos, nenhum teste é infalível, ok? Segundo os fabricantes, o teste de farmácia tem uma eficácia de 95% a 99%. Portanto, se o resultado for positivo vale a pena consultar um profissional de saúde.

Já o resultado negativo indica que o teste não detectou hCG na urina. O que não significa que você não esteja grávida! Lembre-se que se for realizado antes do atraso menstrual, há chances de um falso negativo por ser uma gravidez muito recente. Se o teste deu negativo, mas você ainda suspeita que esteja grávida, aguarde alguns dias e repita.

Photo of author

Autor: Farma22

Deixe um comentário

Voltar ao Topo