Tipos de febre: Descubra os sintomas e as formas de tratamento

Os tipos de febre variam conforme a temperatura do indivíduo em uma doença. Dessa forma, alguns quadros febris causam maior preocupação do que outros, principalmente se você considerar a doença de base que causa os sintomas.

Por exemplo, o quadro febril de um paciente com febre amarela pode variar daquele que sofre com coronavírus. Até mesmo dentro de uma única doença, as pessoas podem apresentar febre leve ou desenvolverem uma forma grave do sintoma.

Então, se você tem dúvidas sobre o que pode causar, como tratar e identificar os tipos de febres, veio ao lugar certo. Entenda o assunto aqui no Blog da Farma 22.

Quais as causas da febre?

As principais causas de dor e febre são as infecções por vírus, bactérias, fungos e outros agentes.

A febre pode ser consequência ainda de quadros não infecciosos, de doenças do sistema nervoso central, neoplasias, doenças cardiovasculares e outras.

Os variados tipos de febre podem ser causados ainda por hipertireoidismo, doenças reumáticas e pelos variados tipos de hepatite.

A partir de quantos graus é considerado febre?

A temperatura corporal ideal varia entre 36 °C e 36,7 °C. Algumas variações podem ser consideradas normais. Por exemplo, é comum que ocorra variações no período menstrual das mulheres.

Além disso, a temperatura corporal varia durante o dia, sendo mais baixa no período da manhã e mais alta à tarde. Nesse sentido, alterações de até um grau são consideradas normais. Por outro lado, mudanças para além deste limite, devem ser avaliadas com cuidado.

A febre então pode ser considerada alta nos seguintes termos:

  • Febrícula: qual a temperatura está entre 37,3 °C e 37,8 °C;
  • Febre: Acima de 37,8 °C;
  • Febre alta: acima de 39 °C.

Aprenda a usar o termômetro

O método mais correto de analisar se uma pessoa está com febre é utilizando um termômetro. Dê preferência para os aparelhos eletrônicos, eles trabalham com mais acuidade e permitem um retrato mais certeiro da situação.

Uma das formas de medir a temperatura é colocando o bulbo do aparelho debaixo das axilas. É preciso manter a região estática, ou seja, não mexer o braço por no mínimo cinco minutos.

Outra forma é colocando o aparelho na boca, considerando que nessa região a temperatura pode ser até um grau acima do que é tido como normal. O procedimento ainda pode ser feito no reto, o que é mais comum quando feito em clínicas médicas e hospitais.

Tipos de febre: quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns de febre são os calafrios, seguido de tremedeiras, sensação de calor e sudorese excessiva. Os tipos de febre podem vir acompanhados ainda de outros sintomas como:

  • Dores musculares;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Boca seca;
  • Indisposição.

As febres que ultrapassam 40 °C podem gerar delírios, confusão mental e até mesmo convulsões. Esses sintomas podem ocorrer tanto em adultos como em crianças. Mas são mais comuns nos pequenos.

Tipos de febre: Quais são os tratamentos?

A febre é considerada um sintoma de um diagnóstico de saúde mais amplo. Ou seja, o tratamento é feito com base na doença que motiva o quadro febril. Além disso, é preciso considerar o agente infeccioso ou a causa do sintoma.

Muitas vezes, os tipos de febre são provocados por agente infecciosos como bactérias, vírus ou fungos, sendo combatidos de forma eficaz pelo próprio sistema imunológico da pessoa.

Por isso, grande parte dos casos dispensam o uso de medicamentos de grande impacto no organismo. O investimento em hidratação, repouso e analgésicos são estratégias suficientes. Já os antitérmicos e anti-piréticos precisam ser usados com cuidado.

Remédios como paracetamol são capazes de sobrecarregar o fígado e os rins. Além disso, algumas fórmulas medicamentosas não são aconselháveis quando a febre é provocada por dengue ou outra doença viral, especialmente nas crianças. Então, antes de tomar qualquer decisão, se consulte com um médico de sua confiança.

Quando você deve procurar ajuda médica em cada tipo de febre?

Alguns quadros de febre requerem bastante atenção e não podem esperar, ocasionando uma busca rápida por tratamento médico. Dessa maneira, procure um centro médico o quanto antes nas seguintes situações:

  1. Temperatura abaixo de 35,5º e acima de 37,5º em bebês com menos de três meses;
  2. Temperatura acima de 39º com choro e irritabilidade em bebês com mais de três meses de idade;
  3. Crianças de até dois anos com sintomas de irritabilidade, dor de cabeça, apatia, dificuldade para falar, etc;
  4. Pessoas de qualquer idade com dor de cabeça forte, sensibilidade à luz, vômito, confusão mental, dor abdominal, etc.

Quais são os tipos de febre amarela?

Existem duas variações de febre amarela: a urbana e a silvestre. O que diferencia as duas é a espécie do mosquito transmissor. Na variação urbana, a doença é causada pelo Aedes aegypti, o mesmo que causa a dengue. Já a modalidade silvestre é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogus.

É muito comum que a febre amarela seja confundida com o quadro de resfriados e gripes, por isso, na maior parte dos casos, o paciente se recupera naturalmente. Entretanto, existem formas mais graves da doença. Sendo assim, é preciso ter atenção a alguns sintomas, que são:

  • Icterícia progressiva (pele e fundo dos olhos assumem uma tonalidade de amarelo);
  • Convulsões e delírio;
  • Febre alta;
  • Hemorragia interna;
  • Sangramento no nariz e na gengiva;
  • Insuficiência hepática e renal.

Além disso, a febre amarela pode apresentar características típicas de uma febre comum. Os sinais são dor de cabeça, vômitos, calafrios, sensação de mal estar, por exemplo. Então, ao menor sinal de alguns dos sintomas elencados acima, procure uma unidade de saúde.

Qual a temperatura de febre do Covid?

A temperatura de gripes e virais e sazonais como o covid pode ser considerada a partir de 37,8 °C. Entretanto, alterações 36,5 °C e 37,5 °C já devem ser monitoradas.

O importante é que a manifestação da febre por si só não caracteriza o quadro de infecção por coronavírus. Ele é acompanhado por outros sinais como a tosse seca, dores no corpo e falta de apetite, por exemplo.

A presença da doença pode ser confirmada por testes rápidos. Porém, o tratamento deve ser orientado e conduzido por um especialista médico.

Ele é o profissional mais indicado para ajudar você a passar por esse momento sem correr riscos e da melhor forma possível. Por isso, utilize o conteúdo visto aqui a seu favor. Não perca tempo e busque suporte médico o quanto antes. Esperamos que as recomendações aqui sejam de grande valia.

O que acha agora de aumentar saber como aumentar a imunidade com alimentos como sucos e vitaminas que você pode preparar facilmente em casa?

Descubra aqui mesmo, no blog da Farma 22!

Photo of author

Autor: Farma22

Deixe um comentário

Voltar ao Topo