No Dia do Idoso confira como garantir saúde e bem-estar na terceira idade

Em 01 de outubro é celebrado o dia do Idoso. A data busca chamar a atenção para problemas que as pessoas idosas enfrentam diariamente e, ao mesmo tempo, debater estereótipos negativos e equívocos sobre o envelhecimento.

casal de idosos demonstrando amor

O mundo está envelhecendo cada vez mais e mais rápido. A composição da população mundial mudou drasticamente nas últimas décadas. Entre 1950 e 2010, a expectativa de vida em todo o mundo subiu de 46 para 68 anos. Em 2022, havia 771 milhões de pessoas com 65 anos e a expectativa é de que nas próximas três décadas esse número dobre, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050.

Esse aumento ocorre mais rapidamente em países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050 (225%).

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia, o IBGE, mostram que entre 2012 e 2021, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo etário foi de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período. 

Leia também

A importância do teste de saúde mental: cuidando do seu bem-estar

Dia Nacional do Idoso busca conscientização

Apesar de representarem uma parcela tão significativa da população, a grande maioria dos idosos enfrentam uma série de barreiras e preconceitos que diminuem seu potencial e os impedem de ter uma vida com sentido e dignidade.

Assim, o objetivo do dia do Idoso é promover esse debate em busca de um novo olhar para o envelhecimento. Uma vida mais longa traz consigo oportunidades, não apenas para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade como um todo. Nessa fase da vida, podemos buscar novas atividades, uma nova carreira ou perseguir um objetivo há muito negligenciado.

As pessoas mais velhas também contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades. No entanto, para que isso possa acontecer de maneira plena, os idosos dependem muito de um fator: saúde física e mental.

Embora não possamos controlar todos os aspectos do envelhecer, existem várias maneiras de promover uma velhice mais saudável e feliz. Então confira quatro dicas valiosas para uma longevidade com qualidade de vida.

1. Cuide do seu corpo com uma alimentação saudável e exercícios regulares

idoso fazendo pilates

Uma dieta equilibrada e a prática frequente de exercícios são fundamentais para manter a saúde física à medida que envelhecemos. Certifique-se de incluir uma variedade de alimentos frescos, como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras em sua dieta.

Evite alimentos processados e ricos em açúcar e beba água! Você sabia que 75% do cérebro é formado por água? Assim, a hidratação garante um bom funcionamento do órgão, e de todo o corpo.

Além disso, incorpore atividades físicas em sua rotina diária, como caminhadas, natação, ioga ou qualquer atividade que você goste. Exercitar-se não apenas ajuda a manter a forma, mas também melhora o humor e a função cognitiva.

2. Mantenha sua mente ativa e aprenda coisas novas

O envelhecimento não significa ficar estagnado em zonas de conforto e em rotinas monótonas, realizando as mesmas ações o tempo todo. Pelo contrário! Manter-se mentalmente engajado é essencial para uma velhice saudável.

Desafie-se a desenvolver aptidões, como um idioma, um instrumento musical, ou participe de grupos de leitura e discussão. Aprender algo novo estimula o cérebro, fortalece a memória e pode proporcionar um senso de realização.

3. Cultive relacionamentos e conexões sociais

As relações sociais são importantes em qualquer época da vida. Contudo, na terceira idade, essas conexões podem influenciar diretamente no estado mental e físico do idoso, ajudando a evitar efeitos negativos na capacidade cognitiva, depressão e a solidão.

Diversas pesquisas mostram que os idosos com mais relações sociais gozam de um bem-estar maior e adoecem menos. Assim, manter relacionamentos fortes e, ao mesmo tempo, conhecer pessoas novas são cruciais para uma velhice plena.

Dedique tempo a estar com amigos e familiares, participe de grupos ou clubes que compartilham seus interesses e faça novas amizades. O convívio social é um fator determinante na saúde mental e emocional, além de fornecer um sistema de apoio importante à medida que enfrentamos desafios relacionados à idade.

4. Encontre um propósito e atividades significativas

duas idosas se abraçando

Os propósitos vão mudando ao longo da vida: terminar os estudos, conseguir um trabalho, crescer na carreira, constituir uma família… E pode parecer que na terceira idade, não há mais “o que buscar”. Nada disso.

Por mais que já se tenha vivido muitos anos, ter propósitos traz diversos benefícios ao idoso, tanto para sua saúde física como psicológica. Segundo uma pesquisa científica publicada pela JAMA Network Open, adultos acima dos 50 anos com um “objetivo” têm menos chances de falecer por problemas cardíacos, circulatórios ou sanguíneos.

Assim, encontre atividades que o inspirem e que você considere importantes. O propósito de vida deve estar ligado a tudo o que lhe faz bem e lhe traz uma perspectiva de felicidade. Por exemplo, o voluntariado, mentorias, viagens ou mesmo  estar na companhia daqueles que você ama.

Lembre-se de que nunca é tarde para começar a implementar essas dicas e investir em seu bem-estar durante toda a sua jornada de vida. E viva o dia do Idoso!

Gostou do conteúdo? Então confira:

Em nosso blog você encontra muitas outras informações e dicas relevantes para cuidar da sua saúde e de quem você ama. Acompanhe os posts lançados semanalmente e fique por dentro!

Photo of author

Autor: Farma22

Deixe um comentário

Voltar ao Topo