Correria do dia a dia, má alimentação e sedentarismo. Uma fórmula preocupante, mas muito comum nos dias atuais! O grande volume de trabalho e o estresse causado pelo ritmo de vida acabam sugando toda nossa energia, não é mesmo? Como consequência, o sistema imunológico acaba sobrecarregado. E aí vem a questão: como aumentar a imunidade?
Quem sofre é nosso próprio corpo, que pode se debilitar por influência de fatores fisiológicos e psicológicos. Nesse sentido, desenvolver hábitos saudáveis de alimentação é uma tática valiosa para manter a saúde em dia.
Pensando nisso, este conteúdo traz uma lista de alimentos, sucos e vitaminas que são capazes de contribuir com a saúde do sistema imunológico, deixando você mais protegido. Vamos juntos?
Dia da Saúde e da Nutrição marca a importância de ter hábitos saudáveis
O que é bom para a memória? Veja 11 alimentos que valem a pena!
Como aumentar a imunidade? Alimentos que ajudam nesse desafio!
Logo vem à mente produtos como multivitamínicos e suplementos alimentares, não é mesmo? Esses produtos realmente são grandes aliados na manutenção da saúde, mas têm objetivos específicos. Por isso, é importante aliar esses suplementos ao consumo de alimentos naturais e frescos.
Por isso os especialistas falam tanto na reeducação alimentar! Uma atitude ligada à criação de bons hábitos e ao despertar de uma consciência sobre o que é realmente nutritivo para o organismo. O resultado? Uma imunidade super potente!
Confira então uma lista de 5 produtos que você precisa consumir se quiser ter um sistema imunológico forte:
1. Gengibre
O gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico por ter uma ação bactericida e ser fonte de vitaminas B6 e C. Exatamente por isso, muitas composições medicamentosas contra infecções e processos inflamatórios têm gengibre na fórmula. Ele também tem ação antimicrobiana, ajudando na luta contra infecções respiratórias – na boca e na garganta!
2. Alho e cebola
O alho é um ótimo imunoprotetor graças aos bons níveis de zinco e selênio, substâncias muito importantes para evitar gripes e resfriados. Já a cebola tem uma substância chamada quercetina, ideal para potencializar as ações do sistema imunológico.
No Brasil, esses dois alimentos são muitas vezes utilizados como tempero nas refeições. A cebola também é consumida crua em saladas, por exemplo.
3. Frutas Cítricas
As frutas cítricas são ricas em vitamina C, antioxidantes e fibras. Assim, são altamente anti-inflamatórias! Esses alimentos são deliciosos in natura, mas também em receitas como saladas de frutas ou smoothies. No caso da fruta in natura, aproveite todas as partes, principalmente a casca, que tem a maior concentração de nutrientes.
Entre as frutas cítricas que melhoram o sistema imunológico e ajudam a evitar doenças cardiovasculares e câncer estão:
- Laranja;
- Acerola;
- Limão;
- Tomate;
- Kiwi;
- Morango.
4. Beterraba
A beterraba é um superalimento, rico em vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B12 e outros nutrientes. O legume ajuda a combater a hipertensão e tem efeito antioxidante, reduzindo o envelhecimento e morte das células. Além disso, auxilia no tratamento de doenças na próstata, fígado, pulmões e ajuda a eliminar pedras nos rins.
E olha que bacana! As hortaliças da beterraba contém carotenóides e flavonóides, substâncias que podem contribuir com a redução dos níveis de colesterol ruim no organismo, ajudando a melhorar a circulação e o transporte de nutrientes. Já deu para perceber que a beterraba tem que estar todo dia na ponta do garfo, certo?
5. Vegetais verde escuros
Os vegetais verdes escuros melhoram a imunidade porque contém nutrientes como vitamina A, B6 e B12. Também apresentam ótimos níveis de ácido fólico, um composto que participa da formação dos leucócitos (células fundamentais na defesa do organismo contra a invasão de agentes infecciosos). Veja algumas opções para incrementar suas refeições:
- Brócolis;
- Couve;
- Rúcula;
- Agrião
- Acelga;
- Espinafre.
Esses vegetais podem ser consumidos crus, cozidos, refogados… No caso do brócolis, a dica é preparar no vapor para que ele fique bem macio e mantenha suas propriedades nutritivas. Já o espinafre vai bem refogado e em receitas como quiches e suflês.
Opções não faltam para você deixar seu prato cada vez mais verde!
Como aumentar a imunidade com sucos?Conheça 4 opções!
Correria do dia a dia, má alimentação e sedentarismo. Uma fórmula perigosa, mas muito comum nos dias atuais! O grande volume de trabalho e o estresse causado pelo ritmo de vida acabam atraindo toda a nossa atenção e sugando nossa energia. Consequentemente, o sistema imunológico acaba sobrecarregado. E aí vem a questão: como aumentar a imunidade?
Quem sofre muito com tudo isso é nosso próprio corpo, que pode se debilitar por influência de fatores fisiológicos e psicológicos. Nesse sentido, desenvolver hábitos saudáveis de alimentação se torna uma tática valiosa para manter o corpo saudável.
Pensando nisso, neste conteúdo você vai conferir alguns alimentos, sucos e vitaminas que são capazes de contribuir com a saúde do sistema imunológico, deixando você mais protegido contra doenças e enfermidades. Vamos juntos?
Dia da Saúde e da Nutrição marca a importância de ter hábitos saudáveis
O que é bom para a memória? Veja 11 alimentos que valem a pena!
Alimentos que aumentam a imunidade
As dúvidas sobre como aumentar a imunidade são muito comuns, e logo vem à mente produtos como multivitamínicos e suplementos alimentares. Eles podem ser grandes aliados na manutenção da saúde, mas tem objetivos específicos. Por isso, a melhor maneira de obter todos os nutrientes de que o corpo precisa é através do consumo de alimentos naturais e frescos.
A vantagem dessa estratégia sobre a suplementação é que ela conduz para um processo de reeducação alimentar. Uma nova atitude que culmina na criação de bons hábitos e o despertar de uma consciência sobre o que é realmente nutritivo para o organismo. O resultado? Uma imunidade super potente!
Confira então uma lista de 5 produtos que você precisa consumir se quiser ter um sistema imunológico forte:
1. Gengibre
O gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico por ser um ação bactericida, e também por ser fonte de vitaminas B6 e C. Por isso, muitas composições medicamentosas contra infecções e processos inflamatórios têm o gengibre em sua fórmula. Ele também tem ação antimicrobiana, ajudando na luta contra infecções respiratórias – na boca e na garganta!
2. Alho e cebola
O Alho é um ótimo imunoprotetor por seus bons níveis de zinco e selênio, que são substâncias muito importantes para evitar gripes e resfriados. Por outro lado, a cebola tem uma substância chamada quercetina, que é ideal para potencializar as ações do sistema imunológico.
No Brasil, esses dois alimentos são muitas vezes utilizados juntos para temperar e refogar as refeições. A cebola ainda pode ser utilizada de forma crua em saladas, por exemplo.
3. Frutas Cítricas
As frutas cítricas são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras e até mesmo propriedades anti-inflamatórias. Elas podem ser consumidas sozinhas ou em composições como saladas de frutas ou em sanduíches. Prefira consumir a fruta in natura e aproveitar todas as partes dela, principalmente a casca, que é onde há maior concentração de nutrientes.
Entre as frutas cítricas que melhoram o sistema imunológico e ajudam a evitar doenças cardiovasculares e câncer estão:
- Laranja;
- Acerola;
- Limão;
- Tomate;
- Kiwi;
- Morango.
4. Beterraba
A beterraba é um superalimento rico em vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B12 e outros nutrientes. Ela ajuda a combater a hipertensão e tem efeito antioxidante, reduzindo o envelhecimento e morte das células, além de tratar doenças na próstata, no fígado, pulmões e ajuda a eliminar pedras nos rins.
Além disso, substâncias como carotenóides e flavonóides presentes na hortaliça podem contribuir com a redução dos níveis de colesterol ruim no organismo, ajudando a melhorar a circulação e o transporte de nutrientes. Já deu para perceber que a beterraba tem que estar todo dia na ponta do garfo, certo?
5. Vegetais verdes escuros
Os vegetais verdes escuros ajudam a aumentar a imunidade, pois contém nutrientes como vitamina A, B6 e B12. Também apresentam ótimos níveis de ácido fólico, que participa da formação dos leucócitos, células fundamentais na defesa do organismo contra a invasão de agentes infecciosos. Veja algumas opções para incrementar nas refeições o quanto antes:
- Brócolis;
- Couve;
- Rúcula;
- Agrião
- Acelga;
- Espinafre.
Esses vegetais podem ser consumidos crus em saladas. Prepare o brócolis no vapor para que ele fique bem macio, fácil de comer e ainda mantenha suas propriedades nutritivas. Já o espinafre vai bem refogado, entra na receita de quiches e suflês. Opções não faltam para você deixar seu prato cada vez mais verde!
Sucos para aumentar a imunidade: conheça 4 opções
Como o Brasil é um país tropical, os sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar, sem perder o foco na saúde. Essas bebidas ajudam na hidratação de quem mora nas regiões mais quentes e secas e ainda atuam na reposição de diversos nutrientes como vitaminas e minerais. Por fim, dão aquela sensação de relaxamento e frescor, o que também faz bem ao sistema imune.
Então confira agora algumas dicas de sucos que aumentam a imunidade:
1- Suco de laranja e cenoura
O suco de laranja e cenoura oferta muitos nutrientes para o organismo. Enquanto a laranja tem um rico teor de vitamina C e antioxidantes, a cenoura fornece minerais como ferro, cálcio, potássio e manganês. Sem dúvida uma opção deliciosa para manter a hidratação!
2- Suco verde de couve e frutas
A couve é uma alimento que ajuda a desintoxicar e regular o organismo, sendo uma espécie de laxante natural. Por isso, é um vegetal muito usado nos famosos “sucos detox”.
Sua composição é rica em minerais como ferro, manganês, cálcio, zinco e também vitaminas B, C e K. Assim, proporciona bem estar para o coração e para o cérebro, além de fortalecer muito o sistema imune.
Nos sucos, a couve geralmente acompanha outras frutas como laranja, limão e abacaxi. Você pode ainda acrescentar água de coco para deixar sua bebida ainda mais saudável! E atenção, para resultados melhores, tome a bebida sem coar.
3- Suco de beterraba e gengibre
Além de ser um alimento rico em minerais e vitaminas, a beterraba é capaz de ajudar no aumento de oxigenação das células. Por isso, é um dos alimentos queridinhos de quem quer melhorar a performance na atividade física.
Aliada ao gengibre, a bebida garante um ótimo frescor, e seu sistema imune ganha proteção contra infecções bacterianas.
4- Suco de limão, gengibre e maçã
O suco de limão, gengibre e maçã é considerado também uma bebida detox, já que auxilia a reduzir aquela sensação de inchaço do corpo. A maçã é um alimento muito rico em fibras, o que também contribui para regular o apetite e controlar os níveis de colesterol no sangue.
O limão, por sua vez, é rico em vitamina C e antioxidantes. E o gengibre é fonte de vitamina B6, que atua na mediação dos sinais de defesa do corpo, fazendo com que a resposta imune seja mais rápida e eficiente.
Vitaminas para aumentar a imunidade
Como você percebeu, os alimentos são fontes muito ricas de vitaminas e minerais capazes de aumentar a resistência do seu sistema de defesa. Assim, quando a alimentação não fornece as quantidades necessárias ou quando algum quadro de desequilíbrio é diagnosticado, é preciso repor os nutrientes através de suplementação.
Veja agora como cada vitamina age no seu organismo:
Vitamina C
A vitamina C colabora para aumentar a produção de anticorpos quando o organismo detecta algum invasor. Atua diretamente na produção dos leucócitos, conhecidos também como glóbulos brancos. E exerce função no processo de absorção do ferro, importante mineral que participa da formação da hemoglobina, ajudando na oxigenação das células e tecidos.
O ferro também desempenha papel fundamental no desenvolvimento tanto da resposta imunológica natural quanto da adquirida. Estudos indicando que a deficiência do mineral impacta negativamente no sistema imune[1]. Além disso, a carência de ferro no organismo pode acarretar anemia, uma doença que afeta diretamente o sistema imunológico.
Vitamina D
A vitamina D tem um papel tão importante no organismo humano que passou a ser considerada um hormônio na visão de muitos especialistas. Seus benefícios abrangem a saúde e o desenvolvimento ósseo, a musculatura e a manutenção do metabolismo e da imunidade. Estudos mostram que bons níveis de vitamina D regulam todo o sistema imunológico, aumentando, por exemplo, a atividade das células de defesa[2].
Os precursores da vitamina D são ativados pela exposição ao sol. Então, aproveite aqueles 20 minutos de intervalo entre uma atividade e outra e siga o sol!
Vitamina E
A vitamina E não é produzida pelo corpo humano e precisa ser ingerida na alimentação. Essa substância tem função antioxidante, protegendo as células dos radicais livres. O resultado é uma desaceleração do processo de envelhecimento dessas células, contribuindo para a saúde da pele e dos cabelos.
Alguns estudos associam o consumo da vitamina E a uma maior produção de barreiras contra a infecção do vírus influenza. Como ainda não há consenso entre os especialistas, continue com a máscara e mantenha os cuidados de higiene necessários.
Vitamina A
A vitamina A tem papel importante na saúde dos olhos, na formação dos dentes e no desenvolvimento ósseo. Esse nutriente está presente em alimentos de cores fortes, como manga, mamão e batata-doce.
A carência de vitamina A no organismo pode levar ao surgimento de diversos tipos de câncer e ao envelhecimento celular. No sistema imunológico, ajuda a garantir uma resposta mais rápida aos invasores e contribui com a produção de anticorpos.
Viu só como é importante manter uma boa alimentação para ter um sistema imunológico forte e, com isso, evitar doenças? São muitos os alimentos ricos em nutrientes que atuam diretamente para a melhorar da atuação da células de defesa!
Gostou do conteúdo? Então leia também:
Em nosso blog você encontra muitas outras informações e dicas relevantes para cuidar da sua saúde e de quem você ama. Acompanhe os posts lançados semanalmente e fique por dentro!
Referências:
1 – COCCO, Renata R.; MALLOZI, Márcia C., SARNI, Roseli O.S., SOUZA, Fabíola I. S.,SOLÉ, Dirceu. Micronutrientes e Sistema Imunológico. Disponível em: <http://www.sbai.org.br/revistas/Vol331/ART%201-10%20-%20Micronutrientes%20e%20sistema%20imunol%C3%B3gico.pdf> Acesso em: 28/06/2022
2. MARQUES, Cláudia Diniz Lopes et al. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 50, p. 67-80, 2010.