Com a chegada do outono e do inverno, vêm também as doenças respiratórias como gripe, bronquites, tosses alérgicas… para quem sofre com esses problemas, o umidificador de ar é um grande aliado! Mas, antes de mais nada, é preciso saber: umidificador de ar, para que serve?
O friozinho e a chuva são comuns nessa época, mas provocam um efeito perigoso: a aglomeração de pessoas em locais fechados e com pouca ventilação. Além disso, a baixa umidade do ar, as mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição facilitam a propagação de vírus e bactérias que causam diversas doenças.
O ar seco desidrata as mucosas do nariz, garganta e faringe, o que pode causar inflamação nessas áreas do corpo. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, o Brasil está no grupo de países que apresentam as maiores taxas de pacientes com asma e rinite alérgica no mundo. Por isso, é importante manter o ambiente sempre com a umidade certa – o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é 60%.
Os umidificadores de ar ajudam – e muito – nessa tarefa. Esses aparelhos apresentam ótimo custo-benefício, porque além de melhorarem o conforto do ambiente, consomem pouca energia e duram bastante tempo.
Leia também
Bronquite: tipos, remédios, sintomas e causas
Umidificador de ar: para que serve?
O equipamento deixa o ambiente mais úmido porque quebra as moléculas de água liberando vapor, sem modificar a temperatura do ambiente. É indicado para lugares com no máximo 40m2 e consome em média cerca de 8 kw/h. Ou seja, considerando-se um uso diário de oito horas, pode-se esperar um aumento de cinco reais na conta mensal de energia.
Crianças e idosos têm o sistema respiratório mais sensível e reagem lentamente às mudanças no clima, por isso o produto é bastante indicado para essas pessoas. Mas é claro que no caso das crianças vale uma atenção com a fiação elétrica!
Quais os cuidados necessários?
Agora que você já sabe a resposta à pergunta: umidificador de ar, para que serve; confira essas outras orientações.
Como o umidificador funciona a base de água, esse é um item importante. O equipamento não chega ao ponto de fervura, dessa forma, a recomendação é sempre usar água filtrada e trocá-la semanalmente. Na hora de usar, é só abrir o reservatório, encher até a marcação recomendada e ligar. E não se esqueça: o recipiente precisa ser limpo constantemente com água e sabão.
Na hora de instalar, uma dica: deixe o aparelho a um metro de altura do chão, em uma superfície estável, e a uma distância de até dois metros do local onde você costuma ficar, a cama ou o sofá, por exemplo. Tem mais: não é bom colocar o umidificador perto de livros e cortinas porque esses objetos retém a umidade, provocando a formação de mofo.
Já ouvi dizer que o excesso de uso umidificador faz mal, é verdade?
Depende. Vale aquele velho ditado: tudo em excesso faz mal. O uso exagerado pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco, já que um ambiente úmido demais é propenso ao aparecimento de bolor – um veneno para quem tem doenças respiratórias!
O ideal é ligar o umidificador por volta de três horas antes de deitar, para que o ambiente já esteja úmido o suficiente quando você for dormir – inclusive alguns modelos tem um timer que desliga o aparelho automaticamente. Se for um dia muito seco, tudo bem deixar o equipamento ligado por mais tempo, mas na intensidade mínima. Além disso, é bom deixar uma porta semiaberta para que o excesso de vapor se dissipe.
Como escolher o modelo certo?
Antes de ir às compras, leve em consideração o local onde o equipamento vai ficar e quantas pessoas frequentam o local. Isso porque quanto maior e mais cheio o ambiente, melhor precisa ser a capacidade do umidificador.
São muitas as opções: os mais simples têm apenas o botão de acionamento, já os mais sofisticados controlam a umidade, têm um difusor de perfume e autonomia para funcionar até 22 horas sem reposição de água. Alguns apresentam inclusive dispositivos de autocontrole para que o aparelho seja acionado automaticamente se a umidade atingir um nível abaixo do recomendado.
Gostou do conteúdo? Então confira: